Área de Intervenção - Fluência
A fluência é uma habilidade de um domínio muito específico: a linguagem. É caracterizada pela facilidade de encadear os sons, sílabas ou palavras da linguagem oral. De forma geral, o desenvolvimento da habilidade de fluência implica o desenvolvimento de mecanismos de processamento automáticos e pouco conscientes.
A fluência apresenta vários componentes e na sua avaliação é necessário observar diversos aspectos da fala de uma pessoa:
- Hesitações ou Disfluências
- Reformulações
- Pausas silenciosas fluentes
- Taxa de articulação (velocidade de fala)
- Habilidade gramatical
- Complexidade semântica
1. Algumas patologias na Criança/Adulto:
- Gaguez
- O indivíduo (com mais de 4A) tem dificuldade em "passar de forma suave de um som para outro". Os principais comportamentos são o rompimento do fluxo da mensagem, diminuição da velocidade e esforço físico e mental visível por parte do falante. E é caracterizada por repetições ou prolongamentos involuntários, audíveis ou silenciosos, na emissão de pequenos elementos da fala (sons, sílabas e palavras monossilábicas). As interrupções no débito verbal existentes têm uma significativa variação em função das condições de interacção social.
- Taquifemia
- Velocidade rápida ou irregular do discurso, número excessivo de disfluências e, por vezes, outros sintomas, como erros fonológicos e défice de atenção, causando insegurança nas produções verbais.